Páginas

13 outubro 2008

DIETA NOTA 10 - MAIS INFORMAÇÕES

dia a diaDIETA NOTA DEZ, MAIS INFORMAÇÕES

Dieta nota 10, é muito conhecida pelos artistas, hoje estou colocando algumas explicações básicas, e logo mais vou colocar a base de pontos, mas tem inclusive neste blog, uma sugestão de cardápio para que possa se basear e não tem motivo para não começar, hehe a escolha é sua.

Não custa satisfazer a curiosidade da turma que aprecia conhecer detalhes. Muito
resumidamente, podemos afirmar que existem doistipos de alimento: os energéticos e os construtores.
Alimentos energéticos, carboidratos e gorduras são o combustível de nosso corpo. Para respirar, correr, amar, pensar, enfim, para viver, o ser humano usa o "combustível" fornecido pelos alimentos energéticos.
Os alimentos construtores servem de matriz à construção de nossos órgãos: músculos, unhas, cabelos, dentes... e vai por ai afora.
Os alimentos construtores são representados pelas proteínas encontradas nas carnes magras, no leite, na clara de ovo e nos peixes.
Coitados dos alimentos energéticos. Acabaram transformados nos vilões da história. Vira e mexe, alguém aponta o dedo em direção a eles, acusando-os de responsáveis por todos os males da humanidade.
O organismo não funciona assim. Todos os alimentos —carboidratos, gorduras e proteínas — são importantes e necessários.

Em uma dieta de 500 notas diárias, o ideal é ingerir:
• 50% (250 notas) de carboidratos
• 30% de gordura (ou 150 notas)
• 20% de proteínas (cerca de 100 notas)

GORDURAS

Saturadas (principalmente gordura animal)
Entre outros, leite, manteiga, queijos, margarina, gordura de
coco, azeite-de-dendê, cacau, gema de ovo.
Até 50 notas diárias.


lnsaturadas (principalmente vegetais): dividem-se emmonoinsaturadas e poliinsaturadas (Ômega-3 e Ômega-6) Azeite, azeitona, abacate, avelã, pistache, amendoim são gorduras monoinsaturadas.
Óleo de soja, de milho e de girassol, gergelim, semente de gergelim, nozes, linhaça, vegetais verdes, abóbora, germe de trigo são gorduras poliinsaturadas.

Distribua as 100 notas restantes entre esses dois tipos degordura.

CARBOIDRATOS (Açúcares)

Simples: monossacarídeos e dissacarídeos
Frutas, xarope de milho e mel são exemplos de carboidratos monossacarídeos.
Açúcar refinado, malte, cerveja, cereais matinais e derivados de cana-de-açúcar são dissacarídeos.
Complexos: polissacarídeos
Pão, batata, arroz, milho, feijão, ervilha, trigo, legumes e farinhas são carboidratos polissacarídeos.

Use 250 notas diárias para todos os carboidratos. Gaste 75 notas nos monossacarídeos e dissacarídeos e 175 nos polissacarídeos.

Invista as 100 notas restantes em proteínas.

Não esqueça que a maioria dos alimentos é composta.
Por exemplo, doces levam açúcar (carboidrato), ovo (gordura), manteiga (gordura) e farinha (carboidrato).
E, por favor, não abuse de frituras, margarinas e maioneses.

Gorduras modificadas pelo homem costumam fazer mal.

CASAMENTO FATAL

Comendo a quantidade certa de todos os tipos de alimento, não aumentamos de peso. Até certo ponto, armazenar "combustível" é natural. Mas, comendo em excesso, ultrapassamos a nossa cota de reserva. Então, engordamos.
Comparando o cotidiano do homem contemporâneo e o do homem primitivo, encontraremos os dois vilões da nossa história: a roda e o açúcar. Ao descobrir a roda — e, com ela, a condição de fazer o mesmo trabalho com menos esforço —, nosso antepassado deu umenorme passo no processo civilizatório. Mas, em compensação, abriu as portas ao nosso primeiro inimigo: a preguiça.
Depois, o açúcar deu o tiro de misericórdia, ensinando à humanidade que se alimentar ia além de apenas se nutrir: também significava prazer. Pronto, surgiu a gula.

Num instante, a preguiça e a gula se encontraram: uma união perfeita, separar as duas sempre dá muito trabalho. Mas, na imensa maioria das vezes, são os gulosos e os preguiçosos que chegam ao meu consultório, aflitos para emagrecer. Eles não sabem que, em nosso dia-a-dia, temos muitas oportunidades de ajudar o nosso corpo a livrar-se do peso extra.

O PASSADO ME CONDENA
Ah... esqueça esse papo de genética. Até hoje, a ciência só provou a existência de uma comunidade primitiva que, sem conhecer a roda e o açúcar, sofre de obesidade. Para evitar que alguém tente me convencer descender dessa tribo que viveu, e ainda vive, em algum ponto do planeta, nada falarei sobre ela. Está tão longe de nós que, absolutamente, não vem ao caso.

Acima está um bom motivo para que você repense quando for fazer sua alimentação básica, como todas as dietas, podem ver que você opta, em comer bem e emagrecer, ou abusar comendo mal e engordando. Na verdade a liberdade desta dieta está em escolher os alimentos(na minha opinião) é ótimo, assim como a dieta dos pontos que você opta em contar os pontos e escolher também.

fonte: Livro Dieta nota 10(Dr.Guilherme de Azevedo Ribeiro)

até mais, tia detebeijos e boa semana

Nenhum comentário: