Páginas

07 novembro 2008

DIETA DA LONGEVIDADE

dia a dia SER MAGRA(O) E VIVER MUITO
É possível perder 5 kg em 30 dias, rejuvenescer e melhorar a saúde, com a dieta do nutrólogo Alberto Serfaty.

Este conhecimento vem sendo aplicado em propostas de cardápio no mundo inteiro. No Brasil, Serfaty desenvolveu sua versão na dieta da longevidade, que prioriza a perda de peso combinada com saúde. "As compulsões, por exemplo, podem ser vistas e tratadas como necessidades químicas que o corpo acaba criando em conseqüência de hábitos alimentares ruins", exemplifica o nutrólogo. A alimentação mais atividade física constitui o ideal que o médico preconiza para se garantir qualidade de vida.

Quem deseja investir no cardápio da longevidade deve, primeiramente, observar e seguir algumas regrinhas.

Confira:

1 - Escolha os carboidratos
Ok, carboidrato é energia. Só que o excedente é armazenado pelo organismo em forma de gordura. Sem contar que eles estimulam a fabricação de insulina, que é o hormônio que mais engorda. O melhor é limitar o consumo de pães, arroz branco e bolos, preferindo sempre as versões integrais. Nas duas primeiras semanas de regime todos, no entanto, devem ser evitados.
2 - Fuja das gorduras ruins

Óleo de boa qualidade é fundamental para a manutenção do organismo. Serfaty indica pelo menos 3 colheres (sopa) de óleo de girassol, canola, macadâmia, linhaça ou oliva. Ele também recomenda que se polvilhe em algum prato do dia 2 col. (sopa) de sementes como gergelim, girassol ou linhaça. E é preciso cortar as gorduras das margarinas.
O motivo? Além de seu efeito nocivo sobre o colesterol, são repletas de moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento.
3 - Adote o abacate

A fruta é calórica, sim, mas excelente fonte de gordura, além de ter um antioxidante que protege o coração. Incluindo este tipo saudável, fica mais fácil evitar guloseimas como chocolates e doces. Pode ser utilizado em cubos na salada ou numa maionese.
4- Consuma mais peixes

Eles têm muito ômega, um ácido graxo essencial responsável pela formação e manutenção das células. Também ajudam a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual, além de fornecerem muita proteína ao corpo.
Os mais ricos são o atum, a sardinha, o salmão e o arenque.
5 - Coma salada todo dia

Escolha pelo menos cinco vegetais, misturando folhas escuras e claras. Regue tudo com azeite, sementes e pouquíssimo sal.
6 - Evite doce ao máximo
Essa energia rápida é uma armadilha: vicia o corpo. Experimente ingerir mais cereal integral e vegetais como abóbora e cenoura, que já são ricos em açúcar.
Assim sua vontade de comer doces vai diminuindo com o passar dos meses.
7 - Selecione as carnes
Os tipos magros podem ser uma opção. Hoje até porcos são criados com o objetivo de terem menor teor de gorduras e baixo colesterol.
É importante verificar os rótulos para saber se os animais foram criados sem antibióticos e hormônios.
8 - Diga sim aos laticínios
Além dos usos tradicionais, enriquecem e dão sabor às saladas. É o caso da coalhada que, amassada com azeite e ervas, resulta em um molho bem saboroso.
Aproveite também o queijo branco e a variedade de iogurtes light.
9 - Inclua repolho na dieta

É leve, rico em cálcio e faz muito bem para o intestino.
A verdura deve ser consumida pelo menos duas vezes na semana.
10 - Tome muita água
Beba três litros por dia, de preferência não-gasosa.
Dica: mantenha perto de você duas garrafas de 1,5 litro.
A primeira precisa ser consumida até o final da manhã e a segunda, acabar ao cair da noite.
Para não reter líquido no corpo, use o mínimo de sal possível.

Achei excelente estas dez recomendações, apesar de sabermos, mas é sempre bom lembrar e no geral bate com a maioria de dietas saudáveis. Logo mais estarei colocando o cardápio para uma semana, deste mesmo nutrólogo.

"Não temas o progresso lento, receie apenas ficar parado"

fonte: Revista Dieta já

Photobucketaté mais

Nenhum comentário: