Páginas

28 junho 2008

SUFLÊ DE RICOTA COM MAÇÃ(LIGHT)


SUFLÊ DE RICOTA COM MAÇÃ
(Receita LIGHT)
Ingredientes:
1 gema
1 clara em neve
2 colheres(sopa de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (chá) de adoçante em pó
1 fatia de ricota
1 maçã picada
1 colher (sopa) de uva passa
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de Fazer:
Misture a gema, a farinha de trigo, o leite e o adoçante. Amasse a ricota e junte à massa. June então a maçã e as uvas passas e misture, por último coloque o fermento e a clara em neve, mexendo levemente. Asse em forno quente.

Obs.: Esta receita inteira contém uma porção de carboidrato e uma de proteína

Photobucketbeijos

24 junho 2008

ARROZ DOCE LIGHT


ARROZ DOCE LIGHT

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite desnatado
1/2 xícara de arroz cru
1 copo grande de água
10 gotas de adoçante
canela para polvilhar

Modo de fazer:
Lave e escorra o arroz. Em uma panela, coloque o arroz com a água e cozinhe. Quando estiver meio cozido, junte o leite quente e deixe que cozinhe, mexendo sempre. Ao retirar do fogo, misture o adoçante. Coloque em duas taças e polvilhe canela.

Obs.: Caso use adoçante em pó próprio para culinária, pode colocar junto com o leite.
Photobucketaté mais

13 junho 2008

PIRÂMIDE ALIMENTAR


PIRÂMIDE ALIMENTAR:


Grupo doces, gordura, óleo
Grupo leite, iogurte, queijo
Grupo carne, ave, peixe, ovo, feijão seco, nozes
Grupo vegetais
Grupo frutas
Grupo pão, cereal, arroz, massas

Exemplo de cardápio:

Desjejum:
1 xícara de leite desnatado
1/2 papaya pequeno
3 torradas com centeio
1 colher de sobremesa rasa de margarina ligth
Café ou chá com adoçante

Almoço:
1 bife médio de carne bovina grelhado
1 prato de mesa cheio de salada de agrião, 1 tomate médio, 1 pires de xícara de chá de palmito
2 colheres de arroz cozido
1 porção de gelatina dietética
1/2 colher de sobremesa de azeite
limão e sal para temperar a salada

Lanche:
1 pote de iogurte light morango com
1 xícara de chá de corn flakes

Jantar:
1sobrecoxa de frango sem pele assada
1 prato de mesa de salada de alface, 4 colheres de sopa de cenoura (crua ou cozida)
5 colheres de sopa de milho verde
1 laranja pequena
1/2 colher de sobremesa de azeite
limão e sal para temperar a salada

A pirâmide alimentar vai ensiná-lo a comer equilibradamente todos os dias!
Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade durante o seu dia. Os alimentos dos níveis acima devem ser consumidos em menor quantidade, proporcional ao tamanho do grupo na pirâmide.
Cada grupo de alimentos fornece alguns nutrientes, mas não todos os que o organismo necessita, por isso nenhum grupo é mais importante do que o outro. Para o bom funcionamento do corpo é necessário que os alimentos de todos os grupos façam parte de sua alimentação, conforme mostrado no exemplo de cardápio acima.

Photobucketmão à obra!

11 junho 2008

QUER GANHAR PESO?

QUER GANHAR PESO?


Mas o negócio é ganhar peso com saúde. Cuidado com o tema "engordar"!
Siga essas dicas para quem quer ganhar peso, sem descuidar da saúde.

Quem quer ganhar peso deve fazer exatamente o inverso do que quem quer perder. Isso significa que você tem de comer mais, em refeições de duas em duas horas. Uma alimentação rica em alimentos protéicos e energéticos é ideal para esse fim.

Confira as dicas da médica para cada refeição do dia:

Café da manhã
Tome leite semi-desnatado com aveia (a farinha de aveia é a que mais
engorda). Coma pão integral com geléia, queijos, iogurtes e frutas.

Lanche da manhã
É a hora das barrinhas de cereais - coma pelo menos duas. Bata um copo de suco de laranja com mamão e/ou outras frutas.

Almoço
Faça um bom prato de arroz (de preferência o integral), feijão, ovos (cada ovo tem 60 calorias), eleja uma carne para acompanhar e verduras e legumes.

Lanche da tarde
Tudo o que foi comido no café da manhã está liberado. Você pode adicionar ainda Farinha Láctea e Sustagem.

Jantar
Similar ao almoço

Além disso, adicione gordura vegetal à sua dieta (uma castanha-do-Pará tem 33 calorias, por exemplo). Coma mais sementes, como linhaça e gergelim preto. Faça musculação para aumentar sua massa muscular. Em um mês, você pode engordar até três quilos e se sentir muito melhor e saudável.

Fonte: Nutrição com Dra. Iara Pasqua.


até mais

07 junho 2008

LÍQUIDO NAS REFEIÇÕES

INGERIR LÍQUIDO NAS REFEIÇÕES É PREJUDICIAL?

Você sempre ouviu dizer que não deve beber água, suco, refrigerante ou outro líquido qualquer durante as refeições porque faz mal, engorda, aumenta a barriga, mas será que é verdade? Não pode mesmo? Qual a explicação para isso? Nessa matéria vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os mitos e verdades desse tema.
Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.
Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais “elástico”. Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.
O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.

O suco gástrico é composto, entre outras substâncias, por ácido clorídrico, pepsina e renina. A renina é uma enzima que age sobre a caseína (uma das principais proteínas do leite) e é produzida pelo estômago durante os primeiros meses de vida. O ácido clorídrico é o responsável por manter baixo o PH do estômago. E a pepsina é a enzima responsável pela quebra das proteínas.

Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas e dessa forma prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.
O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção.

Para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante, os refrigerantes são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural.

O maior problema está na quantidade ingerida. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia (cerca de 2 litros), o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições. Se você não consegue ficar sem a água ou qualquer outro líquido enquanto almoça ou janta, procure não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml. Nos intervalos entre as refeições beba água a vontade.

Fonte: Uol (nutricionista:Camila Rebouças de Castro)

Photobucketbeijos