Páginas

17 junho 2009

CENOURA: QUALIDADES E CONSUMO


CENOURA

Uma das campeãs de vitamina A


A cenoura é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A. Também fornece cálcio, sódio e potássio.
É uma raiz originária da Europa e da Ásia, pertencente à família Apiacea, assim como o coentro, o aipo ou salsão, a salsa, o funcho e a mandioquinha salsa.

Como comprar:

Embora produza melhor em áreas de clima ameno, existem cenouras adaptadas ao clima quente. Apesar da oferta ser praticamente constante durante o ano, os preços mais baixos ocorrem de julho a outubro. As raízes devem ser firmes e com cor laranja intensa, sem pigmentação verde ou roxa na parte superior (ombro), com comprimento e diâmetro variando respectivamente entre 15 a 20 cm e 3 a 4 cm. Raízes maiores têm menor qualidade pois são mais fibrosas e menos saborosas. A cenoura pode ser comercializada já picada ou ralada, embalada em sacos de plástico ou bandejas recobertas por filme plástico. É fundamental que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, murcha rapidamente e pode entrar em processo de fermentação.

Como conservar
:
A cenoura pode ser conservada por até 15 dias se mantida em geladeira, dentro de saco plástico próprio para alimentos. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem recomenda-se perfurá-la com um garfo. Quando em condição natural, as raízes devem ser mantidas em local fresco e sombreado. Se forem lavadas antes de colocadas na geladeira, devem ser enxugadas com um pano seco e limpo ou com papel absorvente. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será bem menor, devendo obrigatoriamente serem conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico. Para congelar, mergulhe as cenouras em água fervente por 5 minutos, se inteiras, ou por 2 minutos se picadas. Ou então, aqueça-as no forno de microondas por 5 minutos, se inteiras, ou por 4 minutos, se picadas. Em seguida, coloque-as numa vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Seque-as bem com papel absorvente e acondicione em saco plástico,retirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. A cenoura pode ser mantida no congelador por até 12 meses.

Como consumir
:
Pode ser consumida em saladas (crua ou cozida), na forma de bolo, pão, purê, suflê, creme, doce ou suco. Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-las; basta raspar a superfície com uma faca. Ao cozinhá-la, utilize apenas o tempo necessário para deixá-la macia mas crocante; assim se conservam o sabor e os nutrientes. Quando a cenoura congelada for utilizada na forma crua, deve-se fazer o descongelamento lento na parte de baixo da geladeira. Quando for utilizada cozida, o descongelamento pode ser rápido, direto ao fogo.

Dicas:
As áreas verdes na parte superior da cenoura se formam devido a exposição das raízes ao sol durante o cultivo. A substância que dá a cor verde não é tóxica, somente torna a cenoura mais amarga.
As cenouras se conservarão por mais tempo se mantidas sem as folhas.

Evite fazer suco de cenoura com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina) porque o ácido
cítrico, presente em boa quantidade nessas frutas, destrói a vitamina A.

fonte: Manual clube do Jardim


gifsaté,

Nenhum comentário: